Projetos
ToT - Verificação Digital de Databook
Uso de Ciência de Dados para Inspeção Automática de Dadabooks. O projeto tem como objetivo utilizar técnicas de visão computacional e ciência de dados para a verificação automática de completude, conformidade e má fé em registros e documentos de compra, construção e montagem em contexto big-data.A proposta envolve o desenvolvimento de módulos de OCR customizados, detecção de features em imagens/linguagem natural e graph embedding com vista a detecção de relacionamentos e similaridade entre documentos em escala. O projeto envolve o desenvolvimento de tecnologias para registro, recuperação e inferência de grandes bases de dados usando tecnologias para datalakes e microserviços.
Palavras-chave: inspeção, petróleo, gás, biocombustíveis
Status: Em andamento
Sistemas Ciberfísicos na forma de Agentes Embarcados para a Manufatura Avançada
Iniciativas internacionais como a americana Advanced Manufacturing e a alemã Industrie 4.0 estabelecem diretrizes para potencializar a capacidade produtividade de seus países, por meio de políticas voltadas a adoção de novas tecnologias, restruturação das formas de trabalho, avaliação de infraestruturas nacionais demandadas, e formação de recursos humanos para uma nova era dos meios produção. No Brasil, esta estratégia de fomento ao desenvolvimento da capacidade produtiva nacional recebeu a denominação de Manufatura Avançada, lançada em 2016. Destacamos aqui o eixo relacionado a adoção de novas tecnologias, que são voltadas especialmente para o aumento da produtividade, maior eficiência das matrizes produtivas e integração das cadeias de fornecimento na forma de redes nacionais e até mesmo globais. No cerne destas tecnologias está a noção de sistemas ciberfísicos (do inglês "Cyber-Physical Systems") (CPS), que são sistemas computacionais com a capacidade de estabelecer a integração entre ambientes reais e suas representações virtuais, constituindo redes de dispositivos CPS, alavancando aspectos de interoperabilidade, flexibilização e auto-configuração de sistemas de produção. Neste projeto, o objetivo é a realização de CPS por meio de agentes computacionais, e a constituição de redes CPS por meio da modelagem e implementação de sistemas multiagentes, com foco em ambientes industriais. Deste modo, a tecnologia de agentes deve ser avaliada quanto a uma série de propriedades que atualmente são bastante incipientes na sua adoção pela comunidade, como por exemplo o seu embarque em plataforma dedicadas de hardware, atendimento a restrições de tempo-real, capacidade de aprendizado com plataformas de menor poder computacional e de armazenamento, entre outros problemas. Como resultado deste projeto, espera-se a proposição de uma arquitetura conceitual de agente ciberfísico e sua realização em um ambiente industrial dentro dos requisitos tecnológicos da Manufatura Avançada.
Palavras-chave: manufatura avançada, sistemas inteligentes, indústria 4.0, sistemas ciberfísicos, agentes, sistemas multiagentes
Status: Em andamento
Validação e Avaliação em Sistemas Multiagente
Sistemas multiagentes apresentam-se como solução para classes de problemas naturalmente distribuídos e complexos. As unidades computacionais que caracterizam a formação de agentes podem responder as demandas de um ambiente a partir de interações que podem ser de alto grau semântico. No entanto, é necessário que se tenha algum conhecimento a priori sobre a capacidade do sistema em gerar as respostas desejadas pelo ambiente, bem como os comportamentos que podem emergir destas interações. Apesar de já existir a algum tempo, a literatura em sistemas multiagentes, e mesmo em sistemas baseados em agentes em geral, não possui uma organização e sistematização a respeito de assuntos relacionados a validação e avaliação, apenas com alguns métodos bastante específicos e de difícil generalização. Este projeto visa abordar esta problemática, ou seja, a validação e avaliação de sistemas multiagentes, nos seus diferentes níveis de concepção. Os resultados deste projeto visam definir condições e procedimentos para medir o grau de confiabilidade de um sistema multiagente frente aos requisitos do ambiente, bem como a avaliação do comportamento destas soluções de maneira modular e integrada. O grau de confiabilidade de um sistema tem relação com a sua correção, enquanto avaliação de comportamento é sobre índices de performance do sistema em um ambiente.
Palavras-chave: sistemas multiagente, modelos de organização, teste, avaliação
Status: Em andamento
PRH 22 - Sistemas e Tecnologias Digitais para os Ecossistemas Costeiro e Oceânico na Indústria do Petróleo, Gás e Biocombustível
Organizar e oferecer aos alunos, especializações profissionais consideradas estratégicas e imprescindíveis ao desenvolvimento do setor de petróleo no Brasil. Oferecer oportunidades em pesquisa para os estudantes no setor de petróleo, gás e biocombustíveis no Brasil. Estimular a integração das diversas áreas de tecnologia envolvidas na temática. Capacitar estudantes para o mercado de trabalho no que tange o setor de petróleo, gás e biocombustíveis no país. Desenvolver a formação de recursos humanos na modelagem, desenvolvimento e utilização de tecnologias para a indústria de Petróleo, Gás e Bicombustível.
Status: Em andamento
Palavras-chave: bolsas, petróleo, gás, biocombustíveis
Tecnologias Avançadas de Automação e Controle para Supervisão de Sub-sistemas Marítmos - 3DCS
Alinhado à estratégia de crescimento da Altus Sistemas de Automação S.A. no segmento de óleo e gás, o projeto 3DCS visa desenvolver um Sistema de Controle Distribuído (DCS) modular de alta disponibilidade e integrado com sistemas de supervisão, de forma a prover soluções para a automação, monitoramento e controle dos sub-sistemas marítimos (passadiço, praça de máquinas, praça de bombas, silos de armazenamento, equipamento de convés, movimentação de cargas, carregamento, descarregamento e lastro), além de outros, tais como: propulsão, auxiliares de motores, geração de energia, proteção contra incêndio e sistemas auxiliares. De forma mais precisa, o desenvolvimento do sistema 3DCS passará pela realização dos seguintes sub-projetos: v-DCS (Módulo Avançado de Visualização Distribuída por Visão); m-DCS (Visualização Móvel para DCS); i-NEXTO (Ethernet Industrial para série NEXTO); e Certificação DNV e UL, integrados a atual série NEXTO de Controladores comercializados pela empresa.
Palavras-chave: manufatura avançada, indústria 4.0, sistemas inteligentes
Status: Concluído
Arquitetura para Integração de Conhecimento e Serviços de Ambientes de Manufatura em Nuvem baseado no Paradigma Multiagente
Os requisitos modernos de sistemas de produção, como flexibilidade da produção, atendimento de prazos de entrega cada vez menores, eficiência, escala global, entre outros, impõem demandas que vão além dos limites físicos de um único empreendimento manufatureiro. Novas tecnologias baseadas na concepção de sistemas de computação em nuvem permitem a formação de redes de companhias manufatureiras, expandindo as possibilidades de produção em um mercado de dimensão global. No entanto, integrar os diversos elementos, serviços, processos e conhecimento a disposição para a manufatura torna-se um problema complexo, demandando estratégias eficientes e de rápida implementação, de modo a ainda assim atender os requisitos já existentes aos sistemas de produção. Nesse sentido, este projeto visa propor um arcabouço para identificação, disponibilização e indexação de conhecimento, processos e serviços de manufatura em um ambiente em nuvem além de mecanismos que permitam a devida integração destes em sistemas de Empreendimento Virtual, que se beneficiam dos componentes a disposição na rede. Esta abordagem baseia-se em uma concepção de sistema sob o paradigma multiagente, o que garante mecanismos mais intuitivos e eficientes de integração, bem como a concepção de sistemas com alto grau de flexibilidade e com alta adaptabilidade às demandas do mercado.
Palavras-chave: Manufatura Avançada, Sistemas Inteligentes, Sistemas Multiagente
Status: Concluído
Ferramenta Computacional para a Especificação de Conhecimento em Sistemas Multiagentes Cognitivos
Apesar de ser uma área de pesquisa consolidada e em amplo desenvolvimentono meio acadêmico, a tecnologia de agentes e a sua inserção em ambientes computacionaisdistribuídos, os Sistemas Multiagentes, ainda não apresentam a maturidadenecessária para a sua utilização e disseminação no meio industrial. A literatura listauma série de motivos para esta situação e entre eles está a falta de metodologias e ferramentasque auxiliem desde a etapa de análise de requisitos, passando pelo projeto,desenvolvimento e implementação de sistemas baseados neste tipo de abordagem.Nesse sentido, este projeto tem o objetivo de construir uma ferramenta computacional para a construção de bases de conhecimento dos agentes que compõem umsistema multiagente, considerando uma abordagem de desenvolvimento estabelecidano nível de conhecimento de um problema. Deste modo, é possível a definiçãodas metas globais do sistema multiagente e a devida instanciação automáticadestas em metas individuais dentro dos agentes, e a correspondente transformaçãodestas em ações no ambiente. Toda a especificação de conhecimento dar-se-á por meio de Redes de Petri, de modo a utilizar as ferramentas de análise para esteformalismo instanciadas à análise do conhecimento codificado. A saída desta ferramentaserá uma base de conhecimento especificada segundo qualquer formalismode representação de conhecimento, seja em arquivos texto ou em base de dados SQL.
Palavras-chave: Sistemas multiagentes, redes de Petri, engenharia de conhecimento
Status: Concluído